31 de março de 2010

Toda mudança é fecunda...


Armando Nogueira, exímio jornalista, iniciou uma nova jornada em sua vida. Partiu do campo terrestre/humano, para um mundo do qual ainda iremos ser apresentados.

Confesso que não sei de muita coisa da história desse grande homem do jornalismo brasileiro, em especial, do jornalismo esportivo brasileiro. Já vi e li várias matérias a seu respeito. Assisti a diversos programas do estilo mesa redonda, onde ele sempre nos brindava com palavras de perfeita sintonia para com a realidade daquele momento.

Armando Nogueira nasceu no Acre, em 14 de janeiro de 1927. Faleceu em decorrência de um câncer no cérebro em 29 de março de 2010.

Durante 83 anos, quem o assistia e lia suas colunas esportivas, era brindado com rara inteligência, senso crítico e até mesmo sarcástico, diante do mundo esportivo.

Não é meu objetivo homenagear esse ícone do jornalismo brasileiro. Eu não teria palavras para tanto. Mas confesso que me emocionei com a notícia de sua morte. Uma morte que nunca esperamos, seja de quem quer que seja. Achamos que somos eternos e que nem um câncer no cérebro é capaz de nos derrotar.

Mas a morte desta personalidade brasileira, me fez refletir sobre algo bem profundo.

Na manhã daquele dia 29 de março, como de costume, sentei-me à frente da TV para tomar meu café da manhã e assistir ao início do programa Redação Sportv, canal pago da Sky. Ao iniciar o programa, o jornalista André Risek, consternado, deu a notícia do falecimento de Armando Nogueira.

O programa passou então a render homenagens àquele que era um dos membros cativos daquela mesa redonda bem como idealizador de diversos outros programas da grade da TV Globo. Várias entrevistas foram mostradas, reportagens, etc. Mas uma entrevista em especial, me chamou atenção.

Num tom sereno, Armando Nogueira disse que "toda mudança é fecunda":




"Eu saí de casamento, eu mudei de casa, eu mudei de emprego, eu mudei de amigo, eu mudei de roupa, eu mudei de hábitos alimentares, eu mudei de bebida, eu mudei de leitura... e constatei apenas uma coisa: toda mudança é fecunda. Toda mudança é fecunda. E existe uma mudança extrema na vida do ser humano que é a mudança da vida para a morte, que eu também considero fecunda. Não sei o que virá depois, mas eu tenho uma desconfiança. Tenho uma desconfiança. É que quem morre muda e quem muda melhora. E eu tenho notado - porque eu tenho muitos amigos que morreram - eu tenho notado que todos eles melhoraram com a morte. E eu não tô desejando a morte, mas também não estou considerando a morte o fim do mundo. Pode ser o começo de um outro mundo porque a vida é exatamente mudar!"
Fiquei estupefato com essa lição de vida. Mudar, mudar, mudar... Toda mudança é fecunda.

Toda mudança é fecunda! Toda mudança mata, mas ao mesmo tempo faz renascer. Toda mudança gera desconhecimento... mas a palavra que invade minha alma e ecoa em meus pensamentos é mudar!

Foi preciso um mestre das palavras como Armando Nogueira morrer, para me fazer entender a amplitude do significado da palavra mudança.

Afinal, toda mudança é fecunda porque a vida é exatamente mudar.

Que a Páscoa que se aproxima seja não só um período de reflexão, mas principalmente um período de mudanças. Seja mudança comportamental, mudança de hábitos, mudança de ideais, mudança de conceitos, paradigmas, enfim... uma mudança que seja compatível o coração de cada um de nós.

Jesus mudou os paradigmas de sua época. Mudou conceitos. Mudou opiniões. Mudou ideais. Mudou regras. Mas creio eu, na minha humilde análise, que uma das principais mudanças que Ele proporcionou aos que estiveram em Sua presença, e que se reflete até os dias de hoje, foi e é a mudança de OLHAR, no sentido amplo da palavra.

Muitas vezes olhamos situações em nossa volta com os nossos olhos humanos e falhos, fazendo com que tenhamos uma percepção equivocada de tudo ao nosso redor. Consequência certa de conceitos prévios que afetam drasticamente o relacionamento entre toda uma comunidade, gerando discussões, desavenças, brigas... enquanto o correto seria olhar com o coração, com paz de espírito, reconhecendo-se pequeno quando necessário, tendo sempre a humildade de pedir perdão nos erros como também saber olhar com misericórdia aqueles que erram e que precisam ser corrigidos.

Jesus morreu por nós, mas o seu renascimento nos trouxe esperança. A esperança de mudança. A esperança de que nada será em vão. A esperança que se plantarmos agora, certamente colheremos lá na frente. A esperança de que toda mudança é fecunda e que na vida nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, tudo muda.

Mudança. Mudemos. Que caiam as escamas de nossos olhos humanos, para que tenhamos a serenidade, humildade e principalmente a virtude de enxergamos com olhos da caridade, do respeito e principalmente do coração.

Toda mudança é fecunda! Toda mudança é fecunda!

Obrigado a Armando Nogueira, que mesmo em sua morte, me deixou uma lição de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário