8 de março de 2010

Minha decepção com a igreja


Novo, tudo novo, renovado...” Flavinho já cantava isso em verso e prosa na Canção Nova quando iniciei a minha aventura nos caminhos que levam ao Senhor... Algo recente, iniciado em maio de 2008 num retiro (Jornada) de 3 dias na famosa Casa do Sonho, em Chapada dos Guimarães (MT).

Nunca tinha experimentado algo parecido! Foi um encontro magnífico que literalmente me deixou de pernas pro ar sem saber o que fazer ou como reagir diante daquela “novidade”.

Comovente ouvir as histórias de pessoas que viviam uma vida (até então) totalmente desregrada, desestruturada e sem nenhuma perspectiva de melhoras mas que ao se desligarem do mundo por “apenas” 3 dias, viram suas vidas transformadas. E aí, eu também me incluo.

Lembro bem de quando voltei pra Cuiabá, entusiasmado com tudo o que vivenciei e embriagado pelo Espírito Santo, uma grande amiga me recepcionou no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora e disse: “Marco, sua Jornada começa hoje! Seja perseverante e tenha coragem!” Essas palavras ecoam em meus ouvidos até hoje...

A partir daquele dia, minha vida mudou. E como o Apóstolo Paulo, as escamas pareciam ter caído dos meus olhos e eu estava vendo coisas que até então eu não via! Ou, fingia que não via...

Num primeiro momento estava sendo maravilhoso mudar de vida e principalmente de hábitos. Largar aquele mundo velho, no qual eu vivia e já estava estafado (leia-se, enojado), parecia uma excelente idéia. Não só me fazia melhor, como também menos triste e decepcionado diante de inúmeras situações desagradáveis que vivenciei.

Trilhar os caminhos que Deus nos reservou estava sendo uma aventura fascinante e agradável, afinal, eu não estava só! Inúmeras pessoas também tiveram suas histórias transformadas e passaram a experimentar e saborear, como eu, o mel que vinha (e vem) dos céus, abundantemente.

Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.” (Jo 10, 10)

No carnaval de 2009 repeti aquela incrível experiência de me encontrar com o Senhor, agora em São Paulo. Em pleno carnaval, abandonei projetos de festas e diversão em Salvador (BA), para ter outro encontro marcante e espetacular com O SALVADOR (palavras do Léo – coordenador do JS/SP), na modesta porém aconchegante Casa Siloé, em Atibaia (SP). O Pastor? Pe. Edimilson da Comunidade Canção Nova. As ovelhas? Jovens Sarados! Mágico!

Com o tempo e a conquista de novos conhecimentos, o engajamento em diversas atividades dentro da Igreja foi uma questão de tempo. Mas aí residia um problema. Um grave problema.

Julho de 2009. Fui ao PHN na Canção Nova, em Cachoeira Paulista/SP. Uma bênção! Uma festa! Pe. Paulo Ricardo, em uma de suas catequéticas e contundentes pregações disse aos mais de 100 mil jovens que ali estavam estupefatos com aqueles ensinamentos: “Quando você vai a um hospital, o que espera encontrar? Doentes, naturalmente. E quando você vai para a Igreja, o que você espera encontrar? Pecadores!

Parecia o óbvio, mas não era. Isso me fez refletir muito, porque eu esperava que ao entrar na Igreja que Jesus idealizava, iniciada por Pedro (Mt 16, 18), eu não fosse encontrar com pecadores ou pessoas cheias de problemas mas sim, com pessoas felizes, alegres e que louvavam ao Senhor por tudo de BOM que aconteciam em suas vidas. Doce ilusão...

Se um dos motivos que me fizeram abandonar o mundo que eu vivia e ter um encontro com o Pai era justamente minhas decepções para com as pessoas que estavam ao meu redor, agora eu me deparava com uma situação idêntica ou até mesmo pior. Procurei me refugiar de “pessoas”, mas acabei as encontrando lá! Aos montes!

Perguntei ao Senhor o por quê Ele insistia em me colocar em situações que eu reputo desagradáveis e repugnantes como o julgamento por parte das pessoas, fofocas e intrigas mesmo em sua casa, a Igreja. Ele não tardou em me responder.

Eu precisava estar no meio delas para que eu soubesse ouvir aquilo que me desagradava e me silenciar. Ter misericórdia e orar. Corrigir como nos ensina Jesus (Mt 18, 15), mas jamais agir da maneira destemperada como agia. Antigamente, eu explodia. Hoje, sem as escamas, preciso abstrair, fechar os olhos e jogar aos pés da cruz e, como diria meu pai, dizer ao Senhor: “toma isso e resolve pra mim!” Eu estava sendo moldado...

É difícil? E como! Confesso que por inúmeras vezes desde então, o homem velho reinou nessas situações e a explosão foi inevitável. Mas a humildade em reconhecer o erro e pedir perdão se faz necessária nessas horas.

Mas também confesso que isso me decepciona. É impressionante constatarmos a presença de “santos” dentro da Igreja. Pessoas que “nunca” erram. Exemplos na perfeição e fé cristã. Sabem tudo da Bíblia. Versículos e capítulos estão na ponta da língua e não titubeiam em sempre ter uma palavra de conforto nas horas mais “impróprias”.

Hipócritas, hipócritas, hipócritas. No Evangelho de São Mateus, capítulo 23, Jesus diz essa palavra aos fariseus por seis vezes! Estamos cheios de fariseus hipócritas dentro da igreja e essa a razão do título desse texto.

Repararam? A palavra “igreja” está em minúsculo. Porque certamente essa não é a IGREJA (agora sim) idealizada por Jesus. A Igreja que sonho, e que imagino que todos sonhamos, é uma casa onde não só possamos conhecer dos ensinamentos que o Senhor nos deixou como também aprender a praticá-los. É uma casa de pecadores sim. Mas pecadores que lutam contra esse pecado e não arrotam aos quatro cantos uma santidade que em nada reflete suas ações mais íntimas.

Não sou santo. Sou um pecador miserável, cheio de defeitos. Sou um entusiasta da Palavra do Senhor. Sou curioso. Gosto de saber das coisas, me inteirar dos assuntos. Questiono muuuuuuito, porque quero saber! Quero ter argumentos para discutir com quem quer que seja! Estou longe de ser um estudioso da Palavra, mas ainda chego lá. Cometo meus erros como todo e qualquer mortal e me penitencio por isso. Ainda titubeio em diversos assuntos mas sempre estou buscando mais e mais. Uma filosofia estilo “pés no chão e cabeça nas estrelas”, título do livro do médico e escritor Dr. Lair Ribeiro.

É difícil ser julgado, mas é fácil e prazeroso julgar... pessoas que têm o prazer de iniciar um linchamento ético e moral sem saber de absolutamente nada do que se passa em nossa vida. Eu sou o certo: ele é o errado. E PONTO! Tá decidido!

Mas aí vem um certo Jesus de Nazaré e nos chama de hipócritas!

Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.” (Mt 7,5)

Impressionante a facilidade com que as pessoas “santas” têm em dizer se você está certo ou errado e são incapazes de olhar pro próprio umbigo. Te julgam sobre os mais diversos assuntos, opinam sobre tudo e sobre todos. Mas se esquecem que o Senhor diz a eles e a todos nós que “as prostitutas vos precedem no Reino de Deus” (Mt 21, 31).

Eu vinha de um mundo no qual a minha zona de conforto nunca era atingida... de repente, me deparo com as minhas feridas expostas, sangrando e necessitando de uma intervenção cirúrgica.

Confesso que a cirurgia, que se iniciou lá em maio/2008 ainda não terminou! Ainda tem muita sutura, cortes, soros e remédios a serem ministrados... enfim, muita coisa a ser feita. E por incrível que pareça: espero que o Médico continue operando, fazendo o que for necessário para me manter vivo, sonhando e principalmente, vivenciando dias melhores! Na humildade deste servo, quero poder ser MAIS, mesmo sendo infinitamente menos...

3 comentários:

  1. Me fez pensar agora, refletir em muitas coisas, principalmente hábitos que precisam ser mudados(em mim)... Hipócritas, hipocritas... é difícil ouvir e aceitar isso. Mtas vezes qdo estamos na igreja ou até mesmo fora dela, mas só pq participamos, nos achamos melhores, mas, “as prostitutas vos precedem no Reino de Deus” (Mt 21, 31), chego a conclusão de que é melhor ouvir isso hj, como um alerta, um grito de um Deus que me ama e que me mostra a verdade (e ela dói)enquanto tenho a chance de me esforçar ao maximo pra mudar e me ajustar, do que lá na frente, ouvir dEle um, "afastai-vos de mim... " Parabéns Marco, adorei o texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal vc ter um blog, meu querido amado e odiado!!! Lerei sempre! Vc tem razão nesse post... e me identifiquei principalmente qnd vc disse: "Eu precisava estar no meio delas para que eu soubesse ouvir aquilo que me desagradava e me silenciar. Ter misericórdia e orar." Que continuemos nesse caminho então! Um beijo! Jamyle

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo, meio filho, e muito abençoado Marco.....

    Palavras para expressar sua indignação, inconformidade não faltam, né?
    Mas você deve ter um ponto positivo ao olhar para a "igreja" (no sentido de povo reunido em nome de DEus), todos tem sede de Deus, mas falta a busca de Deus no çugra certo, na hora certa, com olhar de Deus, de Jesus..

    O tão famoso olhar de Jesus para Pedro..Somos todos Pedro..pedra mesmo, dura de lapidar...

    Amigo, eu fico feliz, mto feliz ao ver tantas pessoas "doentes" na Igreja, mesmo vendo que não tenham ouvidos abertos, mesmo que tenham tampões nos olhos, mesmo com coração ainda com uma couraça..porque ouvem, sentem a presençade Deus, mas o seu EU é sempre maior, não se esvaziam par deixar Deus agir..masa misericordia de Deus pode alcançá-los..esta é a minah esperança., minha confiança.

    Vamos buscar mais entendimento de Deus paraesta vida e viver melhor como testemunhos de DEus..

    Sobre o texto...perfeito...ótimo...
    Vamos olhar para nosso umbigo, mas não para ter uma direção, para olhar mais para dentro de nós e ver onde Deus deve operar e deixar que Ele assim o faça.
    E nosso olhar??? sempre como o de Jesus, pro alto..

    bjos amo vc

    ResponderExcluir